jusbrasil.com.br
22 de Outubro de 2018

Mais Justiça, Menos Direito

A nação sem nenhum caráter

Antoine Youssef Kamel, Assistente Administrativo
Publicado por Antoine Youssef Kamel
há 4 anos

O Direito busca a harmonia social e, com esse fim, o Direito tem seu viés positivo. O Direito resolve conflitos, e aí está também um panorama feliz. As pessoas buscam o Direito nas suas relações sociais para terem harmonia. Quando não o encontram, buscam o Poder Judiciário, a Justiça.

Quanto mais pessoas buscam a Justiça, tanto menos harmonia há. Quanto maior o espaço ocupado pelo Direito, menor o espaço ocupado pela Justiça. A Justiça é o último baluarte que socorre as pessoas em momentos de crise, a Justiça só tem trabalho quando as relações sociais foram injustas e não houve solução amigável. Se, em média, 80% dos processos ajuizados no Brasil são julgados procedentes ou parcialmente procedentes, é de se reconhecer que o maior volume de processos não representa mera belicosidade, mas reais condutas ilícitas.

Na próxima vez em que você, consumidor ou advogado, procurar a Justiça e receber compensação por danos morais da empresa que deixou de cumprir a lei, não fique feliz por ter ganho o processo, mas compartilhe da miséria da nação sem nenhum caráter.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)